domingo, 29 de maio de 2011

9º Fichamento- Gincana de Genética

Linfoma de Burkitt oral: relato de caso


Ficha de citações


Rev. Bras. Otorrinolaringol v.74 n.3 São Paulo 2008 p. 458-461
FREITAS, R.A;BARROS, S.S.L.V; QUINDERÉ, L.B.



“O linfoma de Burkitt é um tipo de linfoma não-Hodgkin altamente agressivo, que exibe o maior índice de proliferação celular dentre os neoplasmas humanos1,2. Ocorre predominantemente nas primeiras décadas de vida, com predileção pelo gênero masculino e grande afinidade pelos ossos gnáticos, especialmente maxila . Na cavidade oral, este tumor pode progredir muito rapidamente e se apresentar como uma tumefação facial ou uma massa exofítica envolvendo os maxilares.”(pag:459)

“A lesão envolve, especialmente, maxila, mandíbula e abdome. Quando na cavidade oral, os sinais mais freqüentes desta neoplasia são tumefação da região e mobilidade dentária. Os sintomas são geralmente mínimos, consistindo de dor, sensibilidade e parestesia.”(pag:459)

“Radiograficamente, o linfoma de Burkitt é ob­servado como uma destruição óssea radiotransparente com margens irregulares e mal-definidas. Seu aspecto microscópico se assemelha ao “céu estrelado”, onde pe­quenos linfócitos monomórficos, imaturos e indiferencia­dos proliferam difusamente, entremeados por numerosos macrófagos de citoplasma abundante.”(pag459)

“O linfoma de Burkitt é preferencialmente tratado através de regime intensivo de quimioterapia, com taxas de sobrevida de cinco anos entre 75 e 95%, dependendo do estágio da lesão na época do diagnóstico.”(pag:459)

“O diagnóstico diferencial do linfoma de Burkitt deve ser feito com as seguintes patologias: lesões periapicais, ameloblastoma, outros linfomas não-Hodgkin, carcinomas e sarcomas indiferenciados e leucemia.”(pag:459)

“O linfoma de Burkitt é um tumor raro e rapidamente progressivo, que ocorre em um estágio precoce de dife­renciação da célula B3.”(pag:460)

“Esta patologia deve ser considerada como uma possibilidade diagnóstica de lesões de crescimento rápido, aspecto radiográfico de limites indefinidos, localizadas em maxila ou mandíbula e que causem tumefação importante e mobilidade de elementos dentários. O diagnóstico definitivo é obtido através do exame histopatológico.”(pag:461)

Nenhum comentário:

Postar um comentário